"> INTIC - Observatorio
Ir para o conteúdo

Indicadores de Infraestrutura e Conectividade

Nesta página é definido o quadro de indicadores de infraestrutura e conectividade com base nos indicadores da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), União Internacional de Telecomunicações (ITU), União fricana (UA) e UNDESA. Por outro lado, é feita análise de dados de indicadores de infraestrutura e conectividade das fontes referencias e outros adicionais de outras fontes com dados sobre Moçambique

Análise de indicadores de infraestrutura e Conectividade

Apresenta-se a análise dos indicadores de Infraestrutura e Conectividade dos quadros de indicadores das seguintes entidades:

Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC)

A tabela 34 mostra o quadro de indicadores de infraestrutura e conectividade da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) no âmbito do observatório das TIC da SADC, recomendado como a base de recolha de dados do inquérito das TIC na região. O quadro de indicadores de infraestrutura e conectividade da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral apresenta 23 indicadores distribuidos de acordo com a tabela a seguir.

Tabela 34: Indicadores de infraestrutura e conectividade da SADC Fonte: SADC

#

Principais indicadores de infraestrutura e conectividade

1

Linhas fixas

2

Linhas telefónicas fixas por 100 habitantes

3

Assinaturas de celular móvel

4

Assinantes de telefonia móvel por 100 habitantes

5

Percentual da população coberta pela telefonia celular móvel

6

Porcentagem da população coberta por pelo menos de uma rede móvel 4G

7

Porcentagem da população coberta por pelo menos uma rede móvel 3G

8

Assinantes de Internet por 100 habitantes

9

Total de assinantes da Internet

10

Total de assinaturas fixas da Internet (com fio)

11

Assinantes de banda larga por 100 habitantes

12

Assinantes de banda larga

13

Total de assinantes de banda larga fixa (com fio)

14

Total de assinantes de banda larga fixa (com fio) com acesso a velocidades de download superiores a 1Mbit / s

15

Assinantes de banda larga móvel

17

Largura de banda da Internet internacional por habitante

18

Largura de banda da Internet internacional em Mbits / s

19

Largura de banda da Internet de saída internacional

20

Largura de banda da Internet de entrada internacional

21

Assinaturas de transmissão de TV por 100 habitantes

22

Cobertura geográfica da rede móvel

23

Cobertura geográfica de banda larga

União Internacional de Telecomunicações

A tabela 35 apresenta o quadro de indicadores de infraestrutura e conectividade no âmbito da União Internacional de Telecomunicações (UIT), onde mostra 7 indicadores distribuidos da maneira mostrada na tabela abaixo.

Tabela 35: Indicadores de infraestrutura e conectividade da UIT Fonte: União Internacional de Telecomunicações

#

Principais indicadores de infraestrutura e conectividade

1

Subscrição de telefone fixo por 100 habitantes

2

Subscrição de celulares móveis por 100 habitantes

3

Percentagem da população coberta por uma rede móvel-celular

4

percentagem da População coberta por pelo menos um 4G

5

Percentagem da população coberta por pelo menos uma rede móvel 3G

6

Subscrição de banda larga fixa por 100 habitantes

7

Subscrição de banda larga móvel por 100 habitantes

Os 7 indicadores do quadro de indicadores de infraestrutura e conectividade da União Internacional de Telecomunicações são todos similar aos indicadores do quadro de indicadores da SADC apresentado na tabela 35.

União Africana

A tabela 36 apresenta o quadro de indicadores de infraestrutura e conectividade da União Africana (UA) no que mostra apenas 2 indicadores distribuidos de acordo com a tabela a seguir.

Tabela 36: Indicadores de infraestrutura e conectividade da Uniao Africana Fonte: Uniao Africana

#

III. Principais indicadores de infraestrutura e conectividade

1

Subscrição de serviços de Internet de alta velocidade

2

Assinaturas de banda larga fixa de Internet por 100 habitantes, por velocidade

Os 2 indicadores do quadro de indicadores de infraestrutura e conectividade da União africana são similares aos indicadores do quadro de indicadores da SADC apresentado na tabela 35.

Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas

A tabela 37 apresenta o quadro de indicadores de infraestrutura e conectividade do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas (UNDESA) que mostra apenas 3 indicadores distribuidos de acordo com a tabela.

Tabela 37: Indicadores de infraestrutura e conectividade da UNDESA Fonte: UNDESA

#

III. Principais indicadores de infraestrutura e conectividade

1

Percentagem da população coberta por pelo menos um 4G

2

Percentagem da população coberta por pelo menos uma rede móvel 3G

3

Assinaturas de banda larga fixa de Internet por 100 habitantes, por velocidade

Os 3 indicadores do quadro de indicadores de infraestrutura e conectividade da União africana são similares aos indicadores do quadro de indicadores da SADC apresentado na tabela 11.

Análise de dados de indicadores de infraestrutura e conectividade

Na análise de dados de indicadores de infraestrutura e conectividade apresenta-se dados de indicadores de infraestrutura e conectividade na componente de número de subscritores e tráfego de voz dos operadores de Telefonia móvel

Número de Subscritores e Tráfego de voz dos operadores de Telefonia móvel

A figura 12 mostra a tendência do número de subscritores dos serviços móveis no País, a partir do ano 2017 a 2021. Assim sendo, para o ano 2021, o mercado de telecomunicações móveis em Moçambique teve um total de 13,841,415 (treze milhões, oitocentos e quarenta e um mil, quatrocentos e quinze) subscrições activas. Em termos percentuais, o mercado das telecomunicações entre os anos 2017 e 2020 demostrou um crescimento de 26% no número de subscritores de serviços de telecomunicações móveis, contudo, de 2020 a 2021 a percentagem de subscrições activas reduziu em 8,3%. Olhando para o número de subscritores de cada operador durante os cinco (5) anos em análise, pode constactar-se que a Vodacom lidera a quota de subscrições no mercado, enquanto que a Tmcel se encontra por último.

Trulli
Figura 12: Número de subscritores de serviços de Telefonia móvel (INCM) Fonte: INCM.

Fazendo uma comparação da diferença do número de subscritores de 2017 e 2023, nota-se que a TMCEL registou um decréscimo de 69% do número de subscritores activos no mercado, sendo que, tanto a Vodacom, quanto a Movitel no mesmo período em análise, registaram um crescimento nas suas quotas de subscrições activas em 60% e 19%, respectivamente.

Percentagem da população coberta pela Rede Móvel

Como mostra a figura 13, Moçambique está abaixo de muitos países africanos, na avaliação dos 3 indicadores da cobertura de telefone celular para o ano 2022. Assim sendo, Moçambique tem 84,0% da população coberta por pelo menos rede móvel, 61,0% da população coberta por pelo menos uma rede móvel 3G e apenas 35% da população coberta por pelo menos uma rede móvel 4G.

Trulli
Figura 13: Percentagem da população coberta pela Rede Móvel, 2022 Fonte: SADC ICT Observatory.

De acordo com a figura 14, no Observatório de TIC da SADC Moçambique tem a penetração do celular a 45% da população. No topo encontra-se as Seychelles enqunto Moçambique e Angola aparecem com a menor percentagem de penetração.

Trulli
Figura 14: Penetração do telefone celular Fonte: SADC ICT Observatory.

A figura 15 mostra o nível de Acesso e Uso de TIC na África Subsaariana, colocando os países na ordem decrescente do uso da Internet. Entretanto, observa-se que Moçambique encontra-se nas últimas posições, com 17.52% da população que usa a Internet.

Trulli
Figura 15: Percentagem de indivíduos que utilizam a internet na SADC, 2019 Fonte: Southern African Development, Community Cybersecurity Maturity Report 2021.

A tabela 38 mostra que Moçambique tem 85% da população coberta por uma rede de telefonia móvel, a mesma percentagem para a cobertura de pelo menos um 3G de rede móvel. Uma relativa descida para a percentagem da população coberta por pelo menos um 4G, com 50% de cobertura. O volume de tráfego de dados móveis gerados no ano de 2021 atingiu 225,084,625,320 MB (duzentos e vinte e cinco biliões, oitenta e quatro milhões, seiscentos e vinte e cinco mil, trezentos e vinte Megabytes) dos quais 53,75% do tráfego pertence à Movitel, 40,18% à Vodacom e 6,05% à Tmcel.

Trulli
Tabela 8: Percentagem da população coberta da rede de Internet Fonte: ITU, Measuring digital development Facts and Figures: Focus on Least Developed Countries.

De acordo com a figura 16, o volume de tráfego de voz dos serviços de telefonia móvel, medido em minutos é subdividido em quatro (4) segmentos (ON-Net, Off- net, Outgoing e Incoming) nos últimos anos, o volume de tráfego de voz das telefonias móveis em Moçambique atingiu o seu pico em 2021, tendo registado um volume de 34.274.480.752 minutos, sendo a Movitel o detentor maior volume com (49%), diferenciando em 0.3% com a Vodacom e por último, a Tmcel que deteve 2.3% do tráfego de voz.

Trulli
Figura 16: Tráfego de voz dos operadores de telefonia móvel Fonte: INCM

A figura 17 mostra que durante o período de 2021, constatou-se que a Tmcel manteve o volume de tráfego de dados móveis regular, sendo que as alterações decorridas entre os meses de Janeiro a Dezembro não ultrapassaram os 2%. No mesmo período, a Vodacom, semelhantemente à Tmcel, não demonstrou grandes mudanças no volume de tráfego de dados móveis de Janeiro à Dezembro.

Trulli
Figura 17: Tráfego de dados móveis dos operadores de Telefonia móvel em 2021 Fonte: INCM.

Diferentemente da Vodacom e da Tmcel, a Movitel demonstrou um crescimento exponencial no volume de tráfego de dados móveis, tendo demonstrado o menor pico 6.804.305.869 MB (Megabaytes), sendo que o maior pico foi registado no mês de Dezembro, com um total de 13.358.936.402 MB (Megabytes).

Indicadores seleccionados de Infraestrutura e Conectividade

A tabela 39 apresenta o quadro de indicadores de infraestrutura e conectividade para Moçambique resultante da base de indicadores do quadro da SADC e indicadores adiccionais dos quadros de indicadores de infraestrutura e conectividade da UIT, UNDESA e UA.

O quadro de indicadores de infraestrutura e conectividade para Moçambique apresenta 23 indicadores adoptando-se deste modo o quadro de indicadores da SADC. Neste contexto, a tabela mostra que 7 indicadores do quadro de indicadores da União Internacional de Telecomunicações são similares aos indicadores do quadro de indicadores da SADC, 3 indicadores do quadro de indicadores do Departamento de Assuntos Económicos e Sociais das Nações Unidas são similares aos indicadores do quadro de indicadores da SADC e 2 indicadores do quadro de indicadores da União africana são similares aos indicadores do quadro de indicadores da SADC.

O indicador No 2 do quadro da SADC (Linhas telefónicas fixas por 100 habitantes) é similar ao indicador No 2 do quadro da UIT (Assinaturas de telefone fixo por 100 habitantes).

O indicador No 5 do quadro da SADC (Percentual da população coberta pela telefonia celular móvel) é similar ao indicador No 5 (Percentagem da população coberta por uma rede móvel-celular) do quadro da UIT.

O indicador No 6 (Percentagem da população coberta por pelo menos de uma rede móvel 4G) do quadro da SADC é similar aos indicadores na posição No 6 (Percentagem da População coberta por pelo menos um 4G) do quadro da UIT, ao indicador (Percentagem da População coberta por pelo menos um 4G) da UNDESA e ao indicador (Subscrição de serviços de Internet de alta velocidade) da UA.

O indicador No 7 (Percentagem da população coberta por pelo menos uma rede móvel 3G) do quadro da SADC é similar aos indicadores na posição No 7 (Percentual da população coberta por pelo menos uma rede móvel 3G) do quadro da UIT, ao indicador (Percentagem da População coberta por pelo menos uma rede móvel 3G) da UNDESA.

O indicador No 10 (Total de assinaturas fixas da Internet “com fio”) do quadro da SADC é similar aos indicadores na posição No 10 (Subscrição de banda larga fixa por 100 habitantes) do quadro da UIT e ao indicador Assinaturas de banda larga fixa de Internet por 100 habitantes, por velocidade) da UA.

Portanto, para o quadro de indicadores para Moçambique adopta-se todos os indicadores do quadro da SADC da categoria de infraestrutura e conectividade.

Tabela 39: Quadro de indicadores de infraestrutura e conectividade para Mocambique